07:11

Leonardo di ser Piero da Vinci (15 de Abril de 1452 - 2 de Maio de 1519)

Auto retrato de Leonardo da Vinci - Leonardo da Vinci's self portrait
Auto retrato de Leonardo da Vinci - Leonardo da Vinci's self portrait

Conhecido na atualidade como Leonardo da Vinci, foi um dos grandes homens da história moderna, Cientista, Matemático, Engenheiro, Inventor, Anatomista, Pintor, Escultor, Arquiteto, Botanico, Músico e Escritor, era filho ilegítimo de Piero da Vinci e uma camponesa chamada Caterine, Nasceu na cidade de Vinci, na região de Florença.

Sua educação ocorreu no estudio de arte do renomado pintor Florentino Verrocchio, e grande parte de seus trabalhos iniciais ocorreram a serviço de Ludovico il Moro na cidade de Milão.
Mais tarde veio a trabalhar em Roma, Bolonha e em Veneza, terminando sua vida e sua obra na França, em uma casa doada a ele pelo rei François I.

Leonardo muitas vezes foi descrito como o esteriótipo do "Homem da Renassença", um homem cuja curiosidade só era maior do que sua capacidade inventiva. Ele foi considerado por muito um dos artistas mais capazes de todos os tempos, além de ser uma das pessoas mais diversificadas que ja existiram, se dedicando de forma profunda a diversas áreas de estudo.

Seu nome foi construido inicialmente na pintura, curiosamente poucas obrar ficaram para a posteridade, muitas se perderam durante os anos ou mesmo foram consideradas impróprias, seja por seus conteudos ou por sua forma de produção, resultado das formas desastrosas de suas confecções, uma vez que sua incessante busca por novas formas de produzir arte o levavam a resultados muitas vezes não apreciados, por outro lado, a qualidade de suas artes e seus esboços se rivaliza apenas com um de seus contemporâneos, Michelangelo.

Hoje, apenas um apanhado de seus trabalhos chegaram até nós, mas grande parte deles de extrema relevância para a revolução renascentista que se seguira, o Homem Vitruviano, Mona Lisa, e suas obras de engenharia são ainda hoje, resultado de suas idéias amplamente a frente de sua época, algumas destas obras ainda hoje geram curiosidade e admiração.

Como cientista, da Vinci buscou conhecimentos que a sua época ainda não tinham sequer aplicação ou eram considerados Tabus, a exemplo de seus estudos de Anatomia humana e animal, que foram realizados em segredo devido a seu caráter impróprio aos olhos da igreja, estudos de ótica e construção civil também foram extremamente avançados.

Postagem mais recente
Previous
This is the last post.

0 comentários:

Postar um comentário